Versão curta do questionário de dor McGill

Descrição:

O Questionário de Dor de McGill foi é o instrumento mais utilizado para medir a qualidade e a intensidade da dor. Na versão "Longa", desenvolvida por Melzack em 1975, o paciente descreve sua dor escolhendo entre 78 termos divididos em 20 grupos de 4 categorias. O formato é longo e cansativo. Dependendo do contexto, muitas descrições acabam se tornando desnecessárias e excessivamente detalhadas.

Nessa versão abreviada, desenvolvida também por Melzack em 1987, o paciente escolhe entre 15 palavra e a dor é classificada em suas dimensões sensoriais e afetivas, junto de uma escala analógica que avalia a intensidade geral da dor nos últimos dias e uma escala de 6 itens com uma descrição global da intensidade.

A versão abreviada foi validada, no formato em papel, por Lucíola da C. Menezes Costa em 2011. Na versão eletrônica aqui disponibilizada, foram feitas mudanças na formulação das perguntas e na concordância, para maior clareza e adequação ao formato eletrônico, porém sem mudança nos termos já validados.

Copyright: